Cupins voadores: conheça o perigo da revoada de aleluias

por PRELO COMUNICAÇÃO | qui, 10 de dez de 2020 às 18:11
Código: 5
Foto post

Cupins voadores: conheça o perigo da revoada de aleluias

Já reparou que, quando chega o período mais quente do ano, as casas ficam repletas de aleluias? Com efeito, as aleluias ou siriris aparecem em nuvens, principalmente à noite, fazendo festa em torno das luzes acesas. Esses insetos que invadem o nosso lar na primavera e no verão são, na verdade, cupins voadores ou alados. Uma colônia desses insetos é capaz de destruir a estrutura de móveis, pisos, portas e janelas em questão de meses. Os cupins voadores vivem em colônias e essa fase alada constitui a época de reprodução.

Assim, quando o casal se forma, constrói um novo ninho e a família passa a viver em uma nova colônia. Um cupinzeiro é formado por soldados, as fêmeas, e por operários, os machos, além do casal real. Porém, essas duas classes de insetos são menores, não têm asas e são estéreis.

Os cupins procuram novos parceiros

Machos e fêmeas reprodutores abandonam os velhos ninhos em busca de companheiros para formarem novas colônias.

O processo se inicia com o cerco dos cupins em compartimentos subterrâneos do velho cupinzeiro, fechados por inúmeros operários. Em determinado momento, ocorre uma intensa vibração de asas, provocando calor, e, então, as saídas são liberadas. De fato, é o começo da revoada.

As nuvens de cupins seguem em busca de luz e a encontram através das janelas abertas das casas iluminadas. Um vez que atingem o solo, perdem as asas e buscam um companheiro. A partir daí, iniciam a escavação de uma galeria, no final da qual as fêmeas colocarão os ovos.

Com a formação de uma nova colônia, o casal real passa a ter apenas a função de procriar. Dessa maneira, o cupinzeiro vai sendo povoado pelas novas formas jovens, começando, assim, um novo ciclo.

Onde os cupins voadores constroem suas colônias?

Existem várias espécies de cupins, sendo o cupim arbóreo, o de madeira seca e o subterrâneo as mais comuns nas cidades. O cupim subterrâneo é o mais perigoso, pois causa mais danos às estruturas e móveis dentro de casa.

Os cupins têm preferência pela madeira, mas podem comer papeis, como livros, jornais e papelão. Eles podem também, em alguns casos, abrir caminho por estruturas mais fracas de alvenaria, mas não se alimentam de cimento.

Alguns tipos de madeira são menos resistentes aos cupins, como as macias. O pinus e o cedrinho, por exemplo, são os mais visados. As espécies mais duras ou tóxicas são mais resistentes, como imbuia, jacarandá, ipê, peroba-rosa e sucupira.

Em contrapartida, alguns tratamentos feitos em fábrica podem proteger as peças de madeira. Esses processos submetem o material a vácuo e pressão para a fixação de produtos químicos anticupins.

Como prevenir a infestação pelos cupins voadores?

Muitas vezes, o ataque de cupins pode não ser percebido. Portanto, o melhor caminho é conhecer os hábitos desses insetos e buscar a prevenção, protegendo a madeira dentro de casa.

Para identificar a presença de infestação, deve-se observar os resíduos deixados pelos cupins. Eles deixam um rastro de pó granulado, podendo ser observados, também, pequenos furos na madeira. Em casos mais avançados, a madeira pode ficar oca.

Tenha os seguintes cuidados em casa, para afastar os cupins:

  • Coloque telas nas portas e janelas;
  • Evite acumular objetos de madeira velhos, livros e papeis;
  • Escolha peças de madeira tratada em autoclave ou mais resistentes;
  • Envernize os itens de madeira, sempre que puder;
  • Utilize produtos específicos para cupins, de forma preventiva, em forros, estruturas, esquadrias e pisos;
  • Dedetize a casa regularmente.

Como é feito o combate aos cupins?

Para prevenir prejuízos devidos a uma invasão de cupins, a melhor solução é a contratação de um empresa especializada. Se a infestação estiver em nível avançado, uma boa medida é retirar as peças de madeira do ambiente, para tratamento.

Nos casos de infestação subterrânea, é recomendado que o combate seja feito também no solo, além da madeira.

Os produtos mais utilizados para um combate efetivo são os de aplicação ou iscas.

Então, não se demore, caso encontre indícios de infestação. Os cupins podem trazer grandes perdas em muito pouco tempo.

Entre em contato com os profissionais especializados em controle de pragas da ASTRA Proteção Ambiental. Os produtos utilizados pelas nossas equipes são seguros e recomendados para uso em áreas com ocupação humana.